Eliana Calmon: “Delação da Odebrecht sem pegar Judiciário não é delação”

Do 247:

 

A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon comenta a repercussão de suas declarações ao jornalista Ricardo Boechat, da revista IstoÉ, de que “delação da Odebrecht sem pegar Judiciário não é delação”.

Calmon afirma que não quis insinuar que exista especificamente algum juiz corrupto em qualquer esfera do Poder Judiciário brasileiro, mas reiterou que acha “muito estranho” a construtora “quase nunca perder uma ação na Justiça” e “nunca ter sido suspeita em nenhuma das licitações” das várias que já venceu no Brasil.

“Nessa república louca que é o Brasil, temos aí o Executivo e o Legislativo altamente envolvidos nas questões da Odebrecht, de acordo com as delações no âmbito da Operação Lava Jato. Tem-se aí pelo menos uns 30 anos em que a Odebrecht ganha praticamente todas as ações na Justiça. O Judiciário nunca toma uma posição contrária à empresa? Será que o Judiciário é o mais correto dos poderes? Em todas essas inúmeras licitações que a Odebrecht já ganhou no Brasil nunca a Justiça encontrou nada suspeito sem que precisasse alguém denunciar”, questiona a ministra em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia.

Eliana Calmon disse que não tem uma estimativa de quando nem como se dará o desfecho da Operação Lava Jato, cuja investigação começou sobre um esquema de corrupção que assolou a Petrobras por meio de pagamento de propina de empreiteiras a políticos. “O fim da Lava Jato é uma incógnita. Eu acho que ninguém esperava toda essa dimensão que a investigação ganhou. Acredito que a Odebrecht tenha ficado por último porque seria de fato o maior impacto com as delações de seus executivos”.

O ex-presidente da construtora Marcelo Odebrecht e os demais executivos que já depuseram na Lava Jato já delataram Michel Temer, o ex-presidente Lula, nove ministros e ex-ministros de Estado, 12 senadores e ex-senadores, quatro governadores e ex-governadores, 24 deputados federais, três servidores, dois vereadores e um empresário. E como destaca Eliana Calmon, não há nenhuma denúncia contra nenhum membro do Poder Judiciário. De nenhuma esfera. “É impossível levar a sério essa delação caso não mencione um magistrado sequer”, completa baiana.

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Madonna não é “ícone da esquerda”, diz Breno Altman

O jornalista Breno Altman usou sua conta no X para fazer críticas ao trato dado…

4 horas ago

Em meio processo de cassação, Seif marca presença no show da Madonna no Rio

O show de Madonna na praias de Copacabana, que atraiu quase 2 milhões de indivíduos,…

4 horas ago

Madonna se arrisca como DJ em festa privada de Luciano Huck no Rio de Janeiro

Na noite do último sábado (4), após o show na praia de Copacabana, no Rio…

5 horas ago

Idoso é preso por homicídio após briga de cachorros; entenda

Na noite desta sexta-feira (03), o idoso Raimundo Satilo, de 64 anos, foi preso suspeito…

5 horas ago

Gabriela Duarte critica Globo por ausência de Regina em documentário: “Desprezo”

Gabriela Duarte criticou a exclusão de sua mãe, a bolsonarista Regina Duarte, no documentário da…

6 horas ago

Homem cancela casamento após noiva traí-lo com menino de 11 anos nos EUA

O noivo da professora do ensino fundamental de Wisconsin (EUA), que foi detida por abusar…

6 horas ago