Apoie o DCM

Eliane Brum faz apelo por colega com covid que precisa ir para UTI

Eliane Brum. Foto: Reprodução/YouTube

A escritora e jornalista Eliane Brum fez um apelo em sua página no Facebook. Falou sobre o amigo fotógrafo Lilo Clareto, que está com coronavírus e precisa ir para uma UTI. Escreveu na sua rede social.

LEIA MAIS – Até pacientes internados por outras doenças estão com covid, diz governo do GO

Ela publicou o seguinte:

ENTENDA – Turismo da morte: sem grandes restrições, próximo feriado fará explodir casos de Covid

“Não deixaremos Lilo Clareto virar estatística!

Há 20 anos eu e o fotógrafo Lilo Clareto formamos algo que quase não existe mais no jornalismo: uma dupla de reportagem. Estivemos juntos em várias Amazônias, em periferias e favelas de quase todas as capitais do país, atravessamos Brasis. Vivemos aventuras, corremos riscos para denunciar violências e violações, choramos, rimos, lutamos, vimos nossos filhos crescerem (Bia, Fran, Gabi…), nos acompanhamos pela vida.

Em 2017, nos mudamos para Altamira para contar a Amazônia desde dentro. No Xingu, Lilo se apaixonou por uma mulher maravilhosa, Daniela Silva. E eu me tornei a orgulhosa madrinha da sua Maria, que completou 2 anos nesse mês. Hoje estamos separados pela covid-19. Lilo está em estado crítico no Hospital Geral de Altamira. Os profissionais estão fazendo todos os esforços, mas, além de leitos, faltam recursos básicos.

O pulmão do Lilo está comprometido em 70% a 80%, segundo a mais recente tomografia. Ele precisa de uma vaga no Hospital Regional Público da Transamazônica, o único da região com recursos para tratar de casos graves de covid-19. Mas não há. A condução genocida da pandemia no Brasil lançou Lilo e milhares de outros brasileiros nesse abismo.

Não podemos deixar Lilo nem nenhum brasileiro virar estatística, como se chegar aos 300 mil mortos fosse um fato consumado. Precisamos lutar por cada vida para podermos lutar pela vida como valor. Compartilho com vocês minha dor, meu desespero e também minha impotência.

Até quando vamos gritar sem que esse país se levante? Lilo precisa de um hospital com UTI já, agora”.