Apoie o DCM

Eliziane Gama enquadra o bolsonarista Heinze na CPI: “O maior propagador de fake news aqui é você”

Luis Carlos Heinze na CPI da Covid

O senador bolsonarista Luis Carlos Heinze (PP-RS) voltou a espalhar fake news na CPI da Covid.

Nesta quarta-feira (11), durante o depoimento do diretor-executivo da Vitamedic, fabricante da ivermectina, Jailton Batista, Heinze insistiu na eficácia do medicamento contra a Covid-19.

Ele apresentou um áudio fora de contexto do senador Otto Alencar (PSD-BA) em que ele supostamente defendia o uso do remédio.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que estava na posição de presidente da comissão, enquadrou o senador, dando início a um quebra-pau.

“Esse áudio é do início da pandemia. A ciência evolui, antigamente se acreditava que a terra era plana”, disse ela a certa altura da discussão.

Uma checagem do Projeto Comprova publicada em 19 de maio de 2021 mostra a mentira que envolve a defesa do remédio.

O estudo citado pelo bolsonarista possui falhas, como usar dados postados na plataforma ivmmeta.com, um site informal sem nenhum valor de publicação científica, como mostra essa checagem feita pelo Estadão Verifica.

Além disso, os próprios autores afirmam que, embora os ensaios clínicos venham mostrando dados positivos, ainda não há estudos que expliquem esses resultados. Por isso mesmo, pedem uma cooperação internacional para acelerar as pesquisas sobre o uso da ivermectina em pacientes com COVID-19.