Apoie o DCM

Elon Musk é processado na Filadélfia (EUA) por compra de votos pró-Trump

Eleitor de Trump recebe prêmio das mãos de Elon Musk. Foto: reprodução

O promotor público Lawrence Krasner, da Filadélfia, nos Estados Unidos, entrou com uma ação nesta segunda-feira (28) para impedir que o America PAC, controlado por Elon Musk, siga com sorteios de US$ 1 milhão direcionados a eleitores de Trump. Krasner argumenta que os sorteios promovidos pelo comitê violam leis de proteção ao consumidor da Pensilvânia e caracterizam uma “loteria ilegal”.

Segundo a ação, o esquema teria induzido moradores a compartilharem seus dados pessoais em troca da possibilidade de prêmio, o que, para o promotor, pode prejudicar a integridade das eleições no estado. Em um comício em Harrisburg, no dia 19 de outubro, Musk entregou o primeiro cheque milionário a um vencedor e desde então os sorteios têm ocorrido diariamente.

Apenas eleitores de estados-pêndulo (aqueles com disputas eleitorais muito acirradas) podem participar da loteria. “Se não for proibido, o esquema de loteria prejudicará irreparavelmente os moradores da Filadélfia, e outros da Pensilvânia, e manchará o direito do público a uma eleição livre e justa”, argumenta a ação judicial.

Os PACs, comitês de ação política, são organizações reguladas pela legislação americana para arrecadação de fundos destinados a apoiar candidatos. Musk e seu PAC utilizam essa estrutura para fomentar o apoio eleitoral em favor do candidato republicano e ex-presidente Trump, o que, segundo Krasner, fere o equilíbrio eleitoral e a privacidade dos eleitores.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line