Apoie o DCM

Elon Musk poderia comprar a Rede Globo? Entenda

Elon Musk. Foto: Divulgação

O nome de Elon Musk se destacou entre as pesquisas no Brasil, segundo o Google Trends, depois que o executivo respondeu com uma piada à sugestão de comprar a TV Globo. Porém, mesmo se ele quisesse, o bilionário americano não poderia adquirir a totalidade da emissora carioca.

Segundo o Art. 222, a propriedade de empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no país.

Além disso, 70% do capital total e do capital votante dessas empresas devem pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos. Elon Musk, nascido na África do Sul, não se enquadra nessas categorias. O bilionário viveu no país africano até 1989, quando se mudou para o Canadá.

Em março deste ano, o levantamento BrandZ Brasil 2024, realizado pela Kantar, revelou que a emissora carioca ocupa o 13º lugar no ranking das marcas mais valiosas do país, com um valor estimado em US$ 1,694 bilhão, o equivalente a mais de R$ 8,3 bilhões pela cotação atual. O estudo ainda apontou uma queda de 20% no valor da Globo em relação ao período anterior.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link