Em 2008, Luciana Genro pediu impeachment de Gilmar
Do psol na câmara, em 2008:
A líder do PSOL, deputada Luciana Genro, conclamou o povo brasileiro, em discurso no plenário da Câmara na noite desta quarta-feira, a se unir e defender o impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Segundo a deputada, não é possível que o STF seja presidido por uma pessoa “com claras e comprovadas relações com um dos principais acusados (o banqueiro Daniel Dantas) de lesão aos cofres públicos, de tentativas de suborno e de tantos outros crimes que estão elencados nas investigações feitas pela Operação Satyagraha”.
“É uma desmoralização para o Supremo e para o Brasil, e uma clara decisão de não se fazer a justiça de verdade”, afirmou a deputada. Para Luciana Genro, é necessária uma campanha que envolva os partidos políticos, as entidades da sociedade civil, sindicatos, Ordem dos Advogados do Brasil em defesa do impeachment do ministro Gilmar Mendes.
As declarações da líder do PSOL repercutiram dentro do próprio parlamento. O líder do DEM, deputado ACM Neto defendeu Gilmar Mendes e disse que a atitude da deputada é “anti-democrática”.
Luciana Genro afirmou que o pedido de impeachment faz parte do arcabouço do Estado legal de direito e em nada fere a democracia.