Apoie o DCM

Em carta, Léo Pinheiro voltou atrás em acusações que fez contra Lula à Lava Jato

Léo Pinheiro

Da coluna de Bela Megale

O ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, escreveu uma carta de próprio punho na qual voltou atrás em acusações que fez contra o ex-presidente Lula na sua delação premiada firmada com a Lava-Jato.

A carta do empreiteiro foi um dos elementos que fizeram a investigação que acusava o petista de corrupção e tráfico de influência internacional ser arquivada, como revelou a coluna.

Na carta escrita em maio e anexada ao processo em junho, Pinheiro disse que nunca autorizou ou teve conhecimento de pagamentos de propina às autoridades citadas no caso.

Também disse que não houve menção sobre vantagens indevidas durante o encontro ocorrido na Costa Rica.

Esse documento foi uma das bases da defesa de Lula, liderada pelo advogado Cristiano Zanin, para solicitar à Justiça de São Paulo o arquivamento da investigação.

Na carta escrita de próprio punho, Pinheiro afirmou também que não sabe informar “se houve intercessão do Ex. Presidente Lula junto à Presidente (ex) Dilma e/ou Ex. Ministro Paulo Bernardo”.

“A empresa OAS não obteve nenhuma vantagem, pois inclusive não foi beneficiada por empréstimos do BCIE – Banco Centro Americano de Integração Econômica. Não sabendo informar se houve efetividade da solicitação do Presidente do BCIE, senhor Nick Rischbieth junto ao senhor Ex. Presidente Lula e demais autoridades citadas”, concluiu Pinheiro. (…)

x.x.x.x

Lula comemora 19 vitórias na Justiça com nova versão do PowerPoint da Lava Jato

O ex-presidente Lula celebrou mais uma absolvição na Justiça de um jeito bastante criativo.

O Instituto Lula recriou o famoso PowerPoint da Lava Jato.

Em 2016, o então coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol, fez uma apresentação tosca para apontar os supostos crimes do petista.

O PowerPoint foi alvo de críticas na época e virou até meme nas redes sociais. Hoje, o vexame completa cinco anos.

Na última sexta-feira (13), o ex-presidente obteve sua 19ª decisão favorável na Justiça.

A juíza federal maria Carolina Akel Ayoub aceitou o pedido da defesa para trancar uma investigação contra ele por falta de provas.

O caso se refere à delação premiada de Leo Pinheiro.

“No aniversário daquele famoso PowerPoint, o que comemoramos são as 19 VITÓRIAS de Lula na Justiça!”, diz o Instituto Lula no Twitter.

Leia também:

1 – Ex-presidente diz que aborto “é um direito da mulher”

2 – Prefeita de Paris que declarou ex-presidente cidadão de honra anuncia candidatura à presidência da França