Em dois anos, Israel terá sua quarta eleição

Do Estadão:
O Parlamento israelense foi dissolvido nesta quarta-feira (22) à meia-noite (horário local), levando à convocação de novas eleições, após os deputados não terem chegado a um acordo sobre o orçamento do Estado. Os parlamentares israelenses tinham até terça-feira às 23h59 no horário local (18h59 Brasília) para aprovar um orçamento e evitar novas eleições, a quarta em cerca de dois anos. Sem acordo, o Parlamento foi dissolvido à meia-noite.
A crise política ocorreu desta vez por divergências sobre o orçamento, provocando um duro golpe na frágil coalizão formada em março entre o primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, e seu antigo rival, Benny Gantz.Gantz, ministro da Defesa e sócio de Netanyahu no governo, fez várias acusações ao primeiro-ministro, entre elas a de não cumprir suas promessas, como a aprovação do orçamento.
Após três eleições legislativas que não resultaram em um claro vencedor entre Netanyahu e Gantz, os dois candidatos decidiram formar em abril um governo de “unidade e urgência” para enfrentar a pandemia de covid-19, encerrando a crise política de maior duração em Israel.
(…)