Apoie o DCM

Em linha privatizada, trem descarrila pelo 2º dia seguido em São Paulo

trem
Passageiros tiveram que pular da composição que descarrilou, na Linha 8 Diamante, operada pela ViaMobilidade. Foto: Reprodução

Um trem da Linha 8-Diamante, administrada pela ViaMobilidade, descarrilou às 17h15 desta sexta-feira (14), entre as estações Comandante Sampaio e Osasco, na Grande São Paulo. Passageiros desembarcaram da composição e caminharam pelos trilhos após o acidente, que não deixou feridos. A operação foi normalizada às 18h39. Foi o segundo descarrilamento da linha em menos de 24 horas: na quinta-feira (13), às 17h30, um trem fora de operação, em baixa velocidade e sem passageiros, saiu dos trilhos nas proximidades da Estação Júlio Prestes. Com informações do g1.

Em um vídeo que circula nas redes, passageiros aparecem sobre a via permanente enquanto outra composição passa pelo local. Algumas pessoas arremessam pedras contra o trem em movimento. A ViaMobilidade não esclareceu por que o trecho não foi isolado nem quem autorizou a passagem do trem enquanto os usuários ainda estavam nos trilhos.

A empresa e os responsáveis pela condução do trem podem ter a conduta investigada, enquadrando a ocasião como exposição da vida ou da saúde de terceiros a perigo direto e iminente, prevista no artigo 132 do Código Penal. A ViaMobilidade já é investigada pelo Ministério Público por falhas e descarrilamentos recorrentes e acumula ao menos 79 processos de apuração de sanções desde 2024.

Veja cenas do momento: