Apoie o DCM

Em meio à crise, Liz Truss demite ministro de Finanças do Reino Unido

Kwasi Kwarteng – Foto: PA MEDIA

Nesta sexta-feira (14), o ministro das Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, foi demitido pela primeira-ministra Liz Truss. A demissão veio após ter sido determinado que a especulação sobre seu futuro político se tornou uma distração que “não era do interesse do país”, de acordo com a CNN.

Kwarteng publicou em sua conta no Twitter uma carta para Liz Truss na manhã desta sexta-feira. Apesar de sua demissão, ele continua defendendo seu plano econômico amplamente criticado por especialistas.

“Você me pediu para ficar do seu lado como seu chanceler. Eu aceitei”, escreveu Kwarteng. “Como eu disse muitas vezes nas últimas semanas, seguir o status quo simplesmente não era uma opção. Por muito tempo este país foi perseguido por baixas taxas de crescimento e alta tributação – isso ainda deve mudar para que este país tenha sucesso.”

Kwarteng vinha sendo muito criticado desde o final de setembro, quando anunciou junto a primeira-ministra, um ambicioso plano de cortes de impostos que acabou levando a uma extrema desvalorização da libra e uma crise no mercado de títulos da dívida britânica.

Ele se tornou o segundo ministro das Finanças britânico com o mandato mais curto já registrado, uma vez que, ficou no cargo por apenas 38 dias. Além disso, Truss agendou uma entrevista para esta sexta-feira (14), quando se espera que comente a demissão de Kwarteng e anuncie a revogação de alguns pontos do plano fiscal.

O substituto de Kwarteng será o ex-ministro da Relações Exteriores Jeremy Hunt, já confirmado pelo gabinete da primeira-ministra. Ele é visto por muitos no partido como “um par de mãos seguras”. Também foi anunciada uma troca na Secretaria do Tesouro: sai Chris Philp e entra Edward Argar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link