Em memorando interno, New York Times admite que está perdendo a batalha digital
O inabalável apego da redação à sua edição impressa está levando o jornal The New York Times a deixar em segundo plano a sua versão on-line, segundo um relatório interno do jornal nova-iorquino divulgado pelo site BuzzFeed. “A redação é unânime: estamos dedicando muito tempo e energia à primeira página”, afirma o documento.
O relatório de 96 páginas foi elaborado ao longo de seis meses por uma equipe de dez jornalistas do NYT sob o comando de Arthur Gregg Sulzberger, filho do editor e presidente do jornal, Arthur Sulzberger Jr. O documento foi entregue aos diretores da publicação no mês passado, expondo com clareza que a liderança do NYT, sua vantagem comparativa em termos jornalísticos, está “diminuindo” à medida que novas empresas de comunicação, como First Look Media, Vox, Huffington Post e outros, “estão ampliando suas redações”.
Embora a primeira frase do texto seja reconfortante – “O New York Times está vencendo no que diz respeito ao jornalismo” –, o restante do relatório é um alerta de que o jornal não se está mexendo “com a urgência necessária”. Os problemas mais profundos são de caráter cultural, por exemplo, a sensação de que o NYT é em si um destino final, um ponto de chegada, não um promotor de mudanças, o que acaba conduzindo a um abandono da promoção social. A obsessão de redatores e repórteres em assinar seu nome na primeira página do jornal os leva a manterem uma contagem competitiva de quantas vezes por ano eles aparecem nesse espaço, segundo o relatório.
Enquanto a publicação “vence” fazendo jornalismo, ela “perde” numa área crucial: “A arte e a ciência de fazer nosso jornalismo chegar aos leitores”, diz o relatório. “Sempre nos preocupamos com o impacto e o alcance do nosso trabalho”, prossegue o documento, “mas não temos feito o suficiente para decifrar o código da era digital”.
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