Apoie o DCM

Em semana de reunião do Copom, PT faz nova ofensiva contra Campos Neto

Lindbergh Farias e Roberto Campos Neto. Foto: Reprodução

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou na tarde desta segunda-feira (20) um requerimento para que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, seja convidado a “prestar esclarecimentos sobre a política monetária” na Câmara. A ação ocorre às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

A Selic vem sendo mantida em 13,75% ao ano. A taxa básica de juros está no centro das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o presidente do BC.

Segundo o requerimento, protocolado na Comissão de Finanças e Tributação, “a política monetária tem impacto direto na economia, nas decisões de investimento, no crescimento do PIB e na geração de empregos”. Desta forma “é necessário que o presidente do Banco Central preste esclarecimentos a essa Casa sobre a política monetária adotada, o diagnóstico considerado e os objetivos a serem perseguidos”.

Além do deputado, o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), afirmou que Campos Neto “deveria ter se antecipado e vindo à Câmara dialogar e explicar suas decisões”.

A presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, também afirmou que o presidente do BC “tem de justificar por que está adotando a política, prestar contas à sociedade e ao Congresso, mostrar resultados, como é nos EUA”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link