Apoie o DCM

Em turnê pelo Uruguai, Roger Waters diz que é grande admirador de Mujica e das políticas do país

Roger Waters durante show no estádio do Maracanã – Mauro Pimentel / AFP

Do Estadão

O cantor e ativista inglês Roger Waters, que foi nomeado nesta sexta, 2, visitante ilustre de Montevidéu, se declarou um admirador do ex-presidente José Mujica, que governou entre 2010 e 2015, e das políticas econômicas uruguaias.

“É maravilhoso estar aqui em Montevidéu porque o Uruguai tem muito valor para o resto dos cidadãos do mundo”, declarou ele que foi um dos fundadores do Pink Floyd. Ele faz seu primeiro show no país neste sábado, 3.

Waters disse que mesmo com uma pequena população (cerca de 3,3 milhões de habitantes), a nação é “enorme em termos da influência que tem”.

“Agradeço a ‘Pepe’ Mujica, entre outros, por ter tido a inteligência e o coração para mostrar que há outros caminhos”, disse o o músico de 75 anos, que explicou que a outra via a que se refere é a da “comunidade”.

“Temos que aprender a atuar como uma comunidade global de seres humanos”, assinalou e ressaltou que no dito coletivo todos deveriam ser iguais perante as leis internacionais de direitos humanos e que deveríamos reduzir a “horrorosa” desigualdade entre os “imensamente ricos e o resto dos seres humanos”.

Por último, disse que o Uruguai havia sido capaz de “rechaçar as políticas neoliberais que se espalharam por quase todo o mundo ocidental”.

(…)