Apoie o DCM

Em um ano, Globo perde quase 40% da audiência em novelas

Marina Ruy Barbosa na novela Fuzuê. Foto: reprodução

Com sérios desafios nas novelas Elas por Elas, Fuzuê e Terra e Paixão, a Globo está passando por uma crise sem precedentes na audiência. O drama mais significativo é vivido por Elas por Elas, que, segundo levantamento do Notícias da TV, registrou a pior média de um folhetim das seis na história da emissora.

Entre 1º e 6 de dezembro, a novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão apresentou uma média de 13,7 pontos na Grande São Paulo, representando uma queda de 39% em comparação ao mesmo período de 2022, quando Mar do Sertão marcava 22,2 pontos. A situação se agravou na quarta-feira passada (6), quando atingiu apenas 10,4 pontos, a menor audiência para uma novela das seis desde 1971.

Fuzuê, novela das sete idealizada por Gustavo Reiz, também preocupa a Globo, resultando em uma força-tarefa para salvar a trama. Mesmo enfrentando dificuldades, a teledramaturgia ainda supera a audiência de Cara e Coragem, exibida no mesmo período de 2022. No entanto, a média atual de 19,5 pontos é inferior aos 20,8 pontos da novela anterior, indicando um desempenho aquém do esperado.

Mas a Globo não enfrenta a crise sozinha. O levantamento também aponta que durante o início das noites, a média é de 50% das televisões ligadas em São Paulo, ou seja, não há uma emissora crescendo, apenas o público, em geral, desligando a TV ou optando por outras formas de entretenimento, como plataformas de streaming.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link