Apoie o DCM

Em viagem pela Europa, Toffoli gasta R$ 100 mil do STF em diárias de guarda-costas

O ministro do STF Dias Toffoli. Foto: reprodução

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), desembolsou R$ 99,6 mil em diárias para um segurança que o acompanhou em viagens a Londres e Madri, em abril. O servidor Marcelo Ribeiro Pires, responsável pela segurança de Toffoli, recebeu o pagamento por 25 diárias internacionais. Os ministros estão sob escrutínio devido à falta de transparência sobre essas viagens.

Toffoli participou do 1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias em Londres e foi a Madri para um debate jurídico, mas não compareceu. Em seguida, palestrou em um programa de formação jurídica e tributária. Desde essas viagens, o ministro participa remotamente das sessões do tribunal, sendo recordista em sessões online em 2024.

O pagamento das diárias segue a instrução normativa 291 do STF, que prevê o benefício para servidores que se desloquem para fora do Distrito Federal ou exterior em interesse do tribunal. A resolução exige autorização prévia e justificativa do convite, demonstrando a relevância dos serviços a serem prestados.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link