Embaixada do Brasil no Iraque pede a brasileiros que não se desloquem pelas cidades

Do Globo:
A embaixada do Brasil no Iraque divulgou um comunicado na noite de sexta-feira para orientar brasileiros que estão na região. Em nota, a representação do Itamaraty recomendou aos cidadãos que evitem o deslocamento até a capital do país, Bagdá. A embaixada avalia que o país vive um “quadro de incertezas e especulações” após a morte do chefe da divisão de elite das Guardas Revolucionárias do Irã, Qassem Soleimani.
“A Embaixada do Brasil recomenda (…) que se evitem deslocamentos a Bagdá, pelo menos até que o quadro político fique mais claro. Entendemos as preocupações com relação à segurança de nossos compatriotas e a Embaixada buscará prestar, no momento adequado, a assistência consular cabível e possível, dentro dos recursos humanos e financeiros disponíveis”, registra a embaixada.
A diplomacia brasileira também recomenda aos portadores de passaporte brasileiro “que monitorem as notícias por meio de fontes confiáveis, evitando tomar decisões baseadas em rumores e especulações que, como sabemos, são comuns e se espalham rapidamente nessas horas de crise”.
Além disso, foi criado um grupo de Whatsapp para casos de dúvidas.
“A Embaixada do Brasil informa que foi criado o grupo de WhatsApp chamado ‘Emb BR Bagdá – Emergência’, no celular +964 780 929 1396, com o objetivo de esclarecer dúvidas e trocar informações relevantes para a comunidade brasileira. É útil integrar esse grupo e informar outros brasileiros da sua existência. As mensagens enviadas ao grupo devem se limitar a questões urgentes, relativas à atual situação e procedimentos a adotar.
(…)