Embaixada dos EUA ameaça negar visto a brasileiras por “turismo de nascimento”; entenda

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil alertou mulheres grávidas de que não é permitido viajar ao país apenas com o objetivo de garantir cidadania americana aos filhos e ameaçou negar vistos. Em vídeo publicado na conta oficial no X, a instituição informou o direito pode ser negado se houver indícios de “turismo de nascimento”.
A medida faz parte de uma série de ações anti-imigração do governo Trump, que recentemente buscou limitar a cidadania por nascimento nos EUA. Em junho, a Suprema Corte abriu caminho para a proposta que visa impedir que filhos de turistas nasçam com direito automático à nacionalidade americana.
A cidadania por nascimento, garantida pela 14ª Emenda da Constituição dos EUA, concede automaticamente o status de cidadão americano a qualquer pessoa nascida no país, inclusive filhos de mães que estejam ilegalmente no território. O chamado princípio do jus soli é aplicado em cerca de 30 países, principalmente nas Américas, incluindo Canadá e México.
O direito já atraiu celebridades brasileiras que viajaram aos EUA para ter filhos. Entre elas estão Claudia Leitte, Ludmilla, Simone Mendes, Luciana Gimenez e Thammy Miranda.
Viajar para os EUA com o principal objetivo de dar à luz para que seu filho obtenha cidadania americana não é permitido. Oficiais consulares vão negar o seu pedido de visto caso haja indícios de que essa é a sua intenção. pic.twitter.com/ONeIHkvm2s
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) August 14, 2025