Embaixadores são alertados a não embarcar em tese golpista de Bolsonaro sobre eleições

Foto: Reprodução
Alguns dos embaixadores convidados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma reunião que mostraria “o que aconteceu no país em eleições passadas”, nesta segunda-feira (18), foram alertados por seus países a não reforçar a tese do brasileiro sobre fraude nas urnas eletrônicas.
Representantes de embaixadas em Brasília disseram ao jornalista Valdo Cruz, do G1, que os embaixadores atenderão ao encontro com o objetivo de relatar a seus governos qual foi o tom da conversa.
A maioria dos países que estarão presentes já reforçou a seus embaixadores o apoio ao sistema eleitoral brasileiro, dizendo não concordar com os ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas. Por isso, segundo um diplomata, o presidente vai acabar “pregando no deserto”.
No domingo (17), Bolsonaro disse que cerca de 40 embaixadores confirmaram presença no evento. Os EUA devem enviar o encarregado de negócios, Douglas Koneff, e o Reino Unido também deve enviar representantes.
No Palácio do Planalto, há um receio de que países importantes deixem de enviar representantes.