Empresa dona do TikTok prepara demissão em massa após fracasso

A ByteDance, empresa chinesa responsável pelo aplicativo TikTok, está preparando uma reestruturação em seu setor de jogos, incluindo a demissão de centenas de funcionários e o encerramento das operações do Nuverse, seu principal estúdio de games. Essa mudança estratégica marca uma saída notável da ByteDance do mercado de jogos e representa uma vitória para sua concorrente, Tencent, que domina o setor na China.
A ByteDance, agora avaliada em mais de US$ 200 bilhões, adquiriu recentemente o estúdio Moonton, famoso pelo jogo Mobile Legends: Bang Bang, em uma transação de US$ 4 bilhões em 2021. “Revisamos regularmente nossos negócios e fazemos ajustes para focar em áreas de crescimento estratégico de longo prazo. Após uma revisão recente, tomamos a difícil decisão de reestruturar nosso negócio de jogos”, comentou um porta-voz da companhia.
Nos últimos anos, a ByteDance, que tentou expandir para o setor de jogos, agora planeja se concentrar em seus pilares principais de vídeos curtos e e-commerce. A empresa também anunciou recentemente a demissão de cerca de 25% dos funcionários de sua divisão de realidade virtual, a Pico.
Enquanto isso, a Tencent permanece como líder indiscutível no setor de jogos na China, acumulando uma extensa biblioteca de títulos tanto no mercado doméstico quanto internacional por meio de aquisições estratégicas.