Apoie o DCM

Empresário que é o homem mais rico da China agora é membro do Partido Comunista

O Globo informa que Jack Ma, fundador e presidente da gigante chinesa do e-commerce Alibaba (dona do site AliExpress), é uma das pessoas mais ricas do mundo, e agora foi oficialmente confirmado como integrante de um outro “clube”: o Partido Comunista Chinês, que tem 89 milhões de afiliados. A adesão foi revelada pelo Diário do Povo, órgão oficial do partido, em um texto que elogia as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da China.

De acordo com a publicação, Ma não é o primeiro e provavelmente não será o último bilionário chinês a entrar para o partido, que também conta entre seus membros com o empreendedor imobiliário Xu Jiayin e o fundador do Grupo Wanda, Wang Jianlin. Até o momento, Jack Ma afirmava que preferia permanecer afastado da política.

No artigo publicado na segunda-feira, o Diário do Povo destaca que Ma é um membro do Partido Comunista que desempenhou um papel importante no desenvolvimento da iniciativa conhecida como “Nova Rota da Seda”, um ambicioso programa de investimentos chineses em infraestrutura em países europeus e asiáticos do presidente chinês, Xi Jinping. Também é considerado um dos “principais arquitetos do socialismo com características chinesas na província de Zhejiang”, onde fica a sede do grupo Alibaba, completa o texto. O CEO da Alibaba é uma das 100 pessoas que o Comitê Central do Partido Comunista da China irá homenagear numa cerimônia que marca os 40 anos da reforma e abertura econômica do país. Os homenageados também incluem o CEO da Tencent Holdings Ltd., Pony Ma; o CEO da Baidu Inc., Robin Li; o astro do basquete Yao Ming; e o treinador de voleibol Lang Ping. A lista completa dos homenageados está sendo divulgada aos poucos até a próxima sexta-feira, dia 30, segundo o Diário do Povo. Além de líderes empresariais e estrelas do esporte, a lista inclui cientistas, astronautas e artistas, completa o Jornal O Globo.

Jack Ma, homem mais rico da China. Foto: Wikimedia Commons