Apoie o DCM

Empresários do agronegócio brasileiro planejam viagem ao Irã

Do Painel da Folha:

Destino Teerã Em meio à escalada da tensão geopolítica entre Irã e Estados Unidos e às expectativas sobre a posição do governo brasileiro no conflito, empresários do agronegócio querem ampliar as relações com o país do Oriente Médio. Uma comitiva pretende reunir cerca de 50 empresas em uma viagem de negócios. Planejada para maio, a missão tem respaldo de autoridades, que demonstraram interesse em apoiar os organizadores na realização da visita, segundo diplomatas brasileiros.

Tapete Organizada pela Nova Pasargada, consultoria de viagens especializada no Irã, que em julho trouxe 83 iranianos para conhecer o Brasil, a missão está em fase inicial de discussão entre representantes dos dois países.

Laço Segundo um diplomata envolvido, o governo iraniano está apoiando qualquer iniciativa que promova o comércio entre os países. Ele diz que há intenção de agilizar a emissão de vistos e que as autoridades estão dispostas a facilitar a apresentação de executivos brasileiros a iranianos.

Atentos A missão de uma semana tem propósito turístico e de prospecção de negócios. “Espero que o governo brasileiro tenha muito discernimento nesse momento, porque o comércio entre Irã e Brasil tem se consolidado em algumas áreas”, diz Kyara Calheiros, presidente da agência.

(…)