Enchente alaga pistas do Aeroporto Internacional de Porto Alegre

Na manhã deste sábado (4), o Aeroporto Salgado Filho amanheceu alagado, com parte das pistas e do pátio inundados devido à enchente. Na noite de sexta-feira (3), o aeroporto foi fechado por tempo indeterminado, após as águas do Rio Guaíba alcançarem as pistas de táxi e avançarem em direção à pista de decolagem e pouso.
A Fraport Brasil, concessionária responsável pela administração do aeroporto, tomou a decisão devido ao elevado volume de chuvas que atingiram o estado nos últimos dias, visando garantir a segurança de funcionários e passageiros.
A empresa orientou os passageiros a entrarem em contato com suas companhias aéreas para mais informações sobre os voos. O nível do Rio Guaíba atingiu 5,04 metros, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, às 9h.
Durante a madrugada, a Defesa Civil local informou que o rio alcançou 4,96 metros, ultrapassando o recorde da maior cheia já registrada em 1941, quando atingiu 4,76 metros. Como resultado, centenas de famílias precisaram deixar suas casas, e os resgates continuam sendo realizados nas regiões das ilhas e do quarto distrito.