Enchentes na Alemanha deixam 6 mortos e causam destruição de cidades

Pelo menos 6 pessoas morreram na Alemanha desde que chuvas intensas e enchentes atingiram o sul do país no fim de semana. Os estados da Baviera e Baden-Württemberg foram os mais atingidos. Segundo o governo alemão, cerca de 20 mil profissionais de atendimento, como bombeiros, policiais e membros do serviço de emergência, foram transferidos para os resgates de vítimas.
A estimativa é de que ao menos 6.600 pessoas precisaram sair de suas casas na tragédia que matou um bombeiro e deixou outro desaparecido. Corpos de três vítimas foram encontrados no porão inundado de casas atingidas, enquanto outra vítima foi vista em um carro que afundou durante a inundação. A quinta vítima foi encontrada nesta terça-feira (4), na cidade de Markt Rettenbach.
Por causa da calamidade, o governador da Baviera, Markus Söder, anunciou um pacote de ajuda emergencial aos afetados a partir desta terça-feira. Ele esteve no município de Reichertshofen com o primeiro-ministro alemão Olaf Scholz.
Entre as medidas tomadas, o governo da Baviera deve enviar até 200 mil euros para empresas e profissionais atingidos além de 5 mil euros aos moradores afetados. O Governo Federal deve encorpar a ajuda às vítimas com novos pacotes.
Wir stehen das zusammen durch: Nach dem #Hochwasser kommt das Aufräumen. Auch wenn das Wasser an manchen Orten nur kurz da war, werden die enormen Schäden lange bleiben. Bayern wird den Betroffenen schnell und unbürokratisch helfen. Wir sind dankbar, dass sich auch der Bund… pic.twitter.com/fVzpQFc1wm
— Markus Söder (@Markus_Soeder) June 3, 2024