Apoie o DCM

Encontro entre Lula e FHC foi arquitetado por petistas

Fernando Henrique Cardoso e Lula após almoço

Da coluna de Bela Megale no Globo:

O almoço dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso foi uma idéia dos petistas e vem sendo articulado há semanas, praticamente desde que suas condenações foram anuladas pelo STF. A tentativa de realizar um encontro entre os dois já havia sido comentada entre os parlamentares petistas nas reuniões com Lula em Brasília. Coube a Nelson Jobim, ex-ministro de ambos, fazer a ponte.

VEJA TAMBÉM – Ex-tucano que virou bolsominion, Xico Graziano dá piti com encontro de FHC e Lula 

Aliados de Lula consideram que o encontro com FHC sinaliza uma abertura para a formação da frente ampla, apesar de lideranças do PSDB defenderem o lançamento de uma candidatura própria ou de centro, em contraposição à polarização entre Lula e Bolsonaro. Já no PSDB a reunião foi recebida com comentários ácidos. Nos grupos de discussão tucanos, o que mais se disse após o ex-presidente Lula postar uma foto do encontro na internet é que o partido só aceitaria uma frente com PT em caso de segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Nos últimos dias, FHC deu entrevistas dizendo que não via no cenário político uma candidatura de centro competitiva e afirmou que, entre Bolsonaro e Lula, votaria no petista. Antes do almoço, em uma reunião do partido, o petista comentou que estava “de bem com FHC.” No almoço desta quinta-feira, que se estendeu por três horas, os dois ex-presidentes falaram de temas genéricos, como a crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, as ameaças à democracia e os cenários possíveis para as eleições de 2022.

(…)