Apoie o DCM

Família vence Enel na Justiça após jovem morrer ao pisar em fio de 13 mil volts

Vinícius Rosa do Nascimento, jovem que morreu eletrocutado após pisar em fio solto em São Paulo
Vinícius Rosa do Nascimento. Foto: Reprodução

A família de Vinícius Rosa do Nascimento, morto aos 25 anos após pisar em um fio solto em uma rua de São Paulo, venceu a Enel na Justiça. O caso ocorreu em novembro de 2023, depois de um temporal que deixou 2,1 milhões de clientes sem energia na capital e na região metropolitana. A concessionária sustentou no processo que não teve responsabilidade, pois o fio teria se rompido por causa de uma linha de pipa com cerol.

Vinícius voltava de moto para casa com a namorada, Beatriz, quando o casal encontrou o cabo atravessado na rua José Catarino dos Santos, no Guacuri, região próxima a Diadema. Vizinhos alertaram os dois, mas ele freou, colocou o pé no chão e recebeu uma descarga de 13 mil volts. Moradores o levaram a um hospital na caçamba de uma picape depois de tentativas de reanimação, mas ele não resistiu.

A Justiça concluiu que a Enel não isolou o fio nem a área para evitar o acidente. A decisão transitou em julgado, sem possibilidade de recurso, mas a indenização segue em discussão. A empresa depositou R$ 348 mil em juízo, enquanto os advogados da família defendem um valor maior e cobram multa de 10% por atraso no pagamento.