Apoie o DCM

Enem: filho de doméstica e pedreiro da Bahia alcança 1º lugar em medicina na USP

Liliana Maria de Jesu, 54, empregada doméstica desempregada, ao lado do filho Wesley. Foto: Divulgação

Estudando em casa, na periferia de Salvador (BA), com apostilas usadas e aulas gratuitas pela internet, Wesley de Jesus, 23, conquistou o primeiro lugar em medicina na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, pelo sistema de notas do Enem. A aprovação veio após cinco anos de preparação autodidata para o Sisu.

Segundo ele, a pontuação permitiria ingresso em qualquer universidade pública participante do sistema. Morador de Cajazeiras, um dos maiores conjuntos habitacionais do país, Wesley vive com os pais e três irmãos em uma casa simples, com cômodos sem laje e sem pintura. A mãe, Liliana Maria de Jesus, 54, atua como doméstica e está desempregada; o pai, Djalma Souza Batista, 51, é pedreiro.

O estudante agora se prepara para a mudança para São Paulo e admite apreensão com o custo de vida. Ele abriu uma vaquinha para despesas iniciais e pretende recorrer à assistência estudantil da USP. “Quero ser um médico com valores humanos, que gosta de seus pacientes e defende o sistema público.”