Apoie o DCM

Enfermeira descobre câncer raro após dores abdominais e náuseas

Vivian Groppo. Foto: Allison Sales/Folhapress

Uma enfermeira descobriu um câncer raro e silencioso após sentir dores abdominais, azia, náuseas e perda de apetite —sintomas clássicos de uma gastrite, inflamação do revestimento do estômago. Na enfermeira, o tumor neuroendócrino (TNE) começou no intestino. A doença se origina de células neuroendócrinas presentes por todo o corpo, e sua agressividade varia conforme o local afetado e a presença de metástase.

Vivian Groppo, de 41 anos, decidiu fazer uma endoscopia seis meses após o início dos sintomas, em 2020. O exame revelou a presença de uma lesão tumoral no intestino. A princípio, o TNE se apresentou como uma doença localizada, sem metástases.

Meses depois, exames de imagem indicaram que o câncer havia retornado em metástases no fígado. Agora, a enfermeira tenta controlar o tumor por meio de terapia-alvo, uma alternativa à quimioterapia.

Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca), publicado este ano, aponta que entre 2000 e 2019 foram registrados 15.859 casos de tumores neuroendócrinos no Brasil. A pesquisa também indicou que a doença é mais prevalente em pessoas abaixo de 65 anos (63,3%) e, em muitos casos, o diagnóstico ocorre em estágio avançado.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line