Apoie o DCM

Enfermeira morre após hospital tratar sintomas cardíacos como “gases presos”

A enfermeira britânica Paula Ivers. Foto: Reprodução

A enfermeira britânica Paula Ivers, 47, morreu três dias depois de procurar atendimento no Hospital de Tameside, em Greater Manchester, após relatar fortes dores no peito. Ela informou aos profissionais que havia histórico familiar de problemas cardíacos, mencionando que o pai morreu por parada cardiorrespiratória. Segundo o jornal Manchester Evening News, Paula recebeu diagnóstico de “refluxo de gases” e foi liberada.

A família encontrou Paula desacordada em casa dias depois do atendimento. O exame necroscópico apontou que ela sofreu uma dissecação da aorta torácica, ruptura da camada interna da artéria que evoluiu para hemorragia interna e parada cardíaca. O caso, ocorrido em março do ano passado, voltou à imprensa britânica após parentes processarem o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS).

Lesley Ivers, irmã de Paula, afirmou que a enfermeira foi “abandonada” pelo sistema de saúde. O marido, Simon Norbury, disse que a esposa estava com “dor severa”, mas recebeu orientação de que seria apenas indigestão. Em nota, a Tameside and Glossop Integrated Care, ligada ao NHS, declarou que “analisará cuidadosamente as conclusões do legista” enquanto o inquérito segue em andamento.