Enquanto Bolsonaro segue negacionista, Europa anuncia vacinação a partir do dia 27

Da Coluna de Jamil Chade no UOL.
A Agência de Medicamentos da União Europeia aprova a implementação da vacina da Pfizer/BioNTech, indicando para uma eficiência de 95% no produto. A decisão de recomendar oficialmente o uso do produto, anunciada nesta segunda-feira (21), abre espaço agora para que o bloco inicie uma campanha de vacinação em massa de forma coordenada. Segundo a UE, todos os países europeus começarão a vacinação a partir do dia 27 de dezembro, com cada um deles recebendo doses.
Mas a aprovação é condicional, e a empresa terá de submeter mais dados em 2021 para os responsáveis pela agência. Os dados de reações alérgicas em outros países levaram os europeus a obrigarem as pessoas que receberem a vacina a permanecerem sob observação por pelo menos 15 minutos depois de receber a dose.
Há também uma falta de informação sobre o impacto da vacina em mulheres grávidas e a agência indica que terá de acompanhar o caso nos próximos meses.
O bloco comprou 300 milhões de doses —o suficiente para imunizar 150 milhões de europeus, já que são necessárias duas doses por pessoa. O bloco ainda fechou um acordo para adquirir 160 milhões de doses da empresa americana Moderna.
“Esse é um momento decisivo em nossos esforços para entregar vacinas seguras e eficazes aos europeus. Agora vamos agir rapidamente”, prometeu a presidente da Comissão.
(…)