Entenda a briga entre o ator Pedro Pascal e a autora de Harry Potter

Pedro Pascal, estrela de “The Last of Us”, reafirmou sua posição contra os comentários transfóbicos de J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”. “Valentões me dão nojo pra caramba. Quero proteger as pessoas que amo”, disse o ator em entrevista à Vanity Fair. A fala reforça seu apoio à irmã, Lux Pascal, mulher trans, e à comunidade LGBTQIA+.
A polêmica começou em abril, quando Pascal curtiu e comentou um post que pedia boicote às obras de Rowling: “Merda horrível e nojenta, é exatamente isso. Comportamento de perdedora hedionda”. O ator reagia às declarações da escritora, que comemorou uma decisão judicial britânica excluindo pessoas trans da definição de “mulher”. Rowling respondeu com ironia no X: “Deus ama quem tenta”.
A postura de Pascal não é recente. Em fevereiro, ele compartilhou a mensagem “um mundo sem pessoas trans nunca existiu e nunca existirá”. Recentemente, apareceu na estreia de “Thunderbolts” usando uma camiseta com os dizeres “Proteja as Bonecas”, em apoio a campanha pró-trans do designer Conner Ives.