Apoie o DCM

Entenda a diferença entre colesterol bom e ruim e como controlar

Colesterol ‘ruim’ levando à formação de placas de gordura nas artérias Foto: Anusorn/Adobe Stock

O colesterol é uma gordura essencial produzida pelo fígado, mas seu excesso no sangue pode ser perigoso. Ele circula pelo corpo por meio das lipoproteínas HDL e LDL. O HDL, conhecido como “colesterol bom”, remove o excesso de gordura das artérias. Já o LDL, o “colesterol ruim”, pode se acumular nos vasos sanguíneos e provocar doenças graves como infarto e AVC.

Vários fatores contribuem para o aumento do colesterol ruim, como genética, dieta rica em gorduras saturadas, sedentarismo, tabagismo e doenças como diabetes. Mesmo pessoas magras podem ter colesterol alto. O problema geralmente é silencioso, sem sintomas evidentes, mas sinais como bolinhas de gordura na pele ou dor no peito podem indicar riscos maiores. Por isso, exames de rotina são fundamentais.

Para controlar os níveis de colesterol, é necessário adotar uma alimentação rica em fibras, frutas, peixes, oleaginosas e grãos integrais, além de praticar exercícios regularmente e evitar cigarro. Quando necessário, médicos prescrevem estatinas, medicamentos seguros e eficazes que ajudam a reduzir os riscos cardiovasculares em até 20%, especialmente em pessoas com histórico familiar ou doenças crônicas.