Apoie o DCM

Entenda boato que gerou comparação entre nordestinos e galinhas feita por Gayer

O deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO). Foto: Bruno Spada/Agência Câmara

A declaração do deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) que compara nordestinos a galinhas é baseada em um boato que circula nas redes sociais há alguns anos. Existem duas versões da história: uma envolve Adolf Hitler e outra, Josef Stalin, citado por ele no trecho da palestra que viralizou.

Segundo a narrativa, durante uma reunião, o protagonista (Hitler ou Stalin) teria pedido para que os colegas trouxessem a ele uma galinha. Na sequência, ele começou a depená-la e ofereceu migalhas de comida ao animal, que passou a segui-lo, mesmo sangrando.

“Assim, facilmente, se governa os estúpidos. Viram como a galinha me seguiu, apesar da dor que lhe causei? Tirei-lhe tudo…, as penas e a dignidade, mas, ainda assim ela me segue em busca de farelos”, diz o protagonista da história. Não existe nenhuma fonte histórica que confirme o episódio.

O boato foi narrado inicialmente por um novelista do Quirguistão para a revista Newsweek em 1987 e posteriormente citado no livro “Can Man Live Without God?” (“Pode o homem viver sem Deus?”), de Ravi Zacharias, em 1994. Nenhum dos dois apontou qualquer fonte histórica para embasar o relato.

Veja a fala do deputado bolsonarista:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link