Entenda como o WhatsApp ganha dinheiro sem anúncios ou plano de assinatura

O WhatsApp foi comprado pelo Facebook em 2014 por cerca de R$ 19 bilhões e o aplicativo não cobra nenhum valor de usuários para fazer download ou por assinatura e não exibe propagandas. A gratuidade gera dúvidas sobre como a Meta, que atualmente controla as duas plataformas e o Instagram, ganha dinheiro.
O WhatsApp chegou a cobrar uma taxa de países para permitir a instalação em território nacional, mas a prática foi interrompida após a compra pelo Facebook. A partir de 2016, o aplicativo de mensagens passou a gerar uma nova forma de faturamento.
Naquele ano, o Facebook começou a compartilhar dados de usuários com o Facebook, o que otimizou a recomendação de publicidade nas plataformas. Essa é a principal fonte de faturamento da Meta atualmente: o “big data”, campo da tecnologia que lida com grandes volumes de dados digitais, permite uma análise do comportamento dos usuários para impulsionar compras.
O aplicativo de mensagens também tem avançado em outros mercados, criando o WhatsApp Business, por exemplo, que oferece ferramentas a empresas. Na Índia, o WhatsApp tem intermediado compras de passagens de ônibus entre companhias e usuários, e em alguns locais oferece um serviço de bate-papo a partir de anúncios no Facebook ou Instagram.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line