Apoie o DCM

Entenda como será o plano do Exército contra traficantes no RJ

Militares durante operação em comunidade do Rio de Janeiro. Foto: Mauro Pimentel/AFP

O governo do Rio de Janeiro planeja solicitar o apoio do Exército para realizar operações conjuntas visando retomar áreas dominadas por traficantes e milicianos. A estratégia envolve o uso de veículos blindados das Forças Armadas, especialmente em regiões que possuem barricadas e armamento pesado.

O pedido será formalizado junto ao governo federal com base na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e deve fazer parte do plano de segurança que será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) até 15 de outubro. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos, o Exército atuará principalmente na retaguarda, prestando suporte logístico.

Ele lembra que, em 2010, durante a retomada do Complexo do Alemão, a força militar contribuiu com a presença de blindados para dar suporte às forças de segurança estadual. O Exército, no entanto, não estará presente diretamente nas comunidades, respeitando suas atribuições constitucionais.

Antes de formalizar o pedido ao governo federal, o estado precisa garantir que o plano de segurança seja bem estruturado e apresente uma operação sólida. A estratégia será desenvolvido no contexto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das Favelas, determinada pelo STF em abril, que exige um planejamento detalhado para a reocupação de territórios dominados por grupos armados.