Apoie o DCM

Entenda o motivo do incêndio na Estátua de Borba Gato

Estátua de Borba Gato, em São Paulo
Imagem: Divulgação

Manuel de Borba Gato foi um bandeirante paulista que nasceu em 1649, em São Paulo, e morreu aos 69 anos de idade, em 1718, quando era Juiz ordinário da vila de Sabará. A figura histórica está ligada a escravidão de índios e negros no século 18.

É cada vez mais questionada a atuação dos bandeirantes na interiorização do Brasil e como símbolo do Estado. Isso porque além de caçar, aprisionar e traficar a população indígena, há fartos registros de estupros e mortes.

O historiador e professor da Universidade Federal de Santa Cruz, na Bahia, Casé Angatu, lembrou em entrevista ao jornal Estadão em junho de 2020 que a homenagem aos bandeirantes por meio de estátuas decorre de dois momentos definidores: um deles a partir da década de 1870, quando se buscou “europeizar” a arquitetura da capital paulista e o outro na década de 1950, quando se retomou o ideário bandeirante no seu quarto centenário. “As homenagens simbolizam uma tentativa de a capital se desvincular de suas origens indígenas, negras, caboclas e caipira para se aproximar de uma metrópole europeia”, declarou o professor.

A desmistificação do mito bandeirante nas escolas, a partir do uso da lei 11.645/2008, representa outro ponto de virada, segundo Casé. A lei torna o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena obrigatório. Dessa forma, fica mais fácil compreender que as maiores heranças dos povos indígenas não estão em monumentos, mas sim nos costumes, como no sotaque dos paulistas.

Filho de João de Borba Gato e Sebastiana Rodrigues, Manuel de Borba Gato se casou em 1670 com Maria Leite, filha de outro bandeirante. Ele teria matado o fidalgo D. Rodrigo de Castelo Branco, após um desentendimento, em 1681. A história diz que ele negociou o perdão com as descobertas de veios de ouro no rio das Velhas, em Minas Gerais. Sobre o suposto crime de assassinato há outra versão, mas sobre o passado escravagista de Borba Gato não há dúvida.

Com informações do site O Tempo