Entenda o que causou a ventania que arrastou banhistas em Copacabana

Uma ventania surpreendeu um grupo de cerca de 100 pessoas que praticavam stand-up paddle em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (23). Os banhistas, que foram arrastados contra as pedras pelo vento, foram resgatados do mar pelo Corpo de Bombeiros.
Sete pessoas sofreram ferimentos leves. Mesmo com o mar calmo, a ventania agitou as ondas, pegando de surpresa os banhistas. O instrutor que acompanhava o grupo afirmou que eles não estavam cientes do alerta de vento forte.
A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Forte de Copacabana, registrou ventos de 45 km/h. No entanto, a meteorologista Hana Silveira explicou que, no mar, a velocidade pode ter sido ainda maior, já que as medições são feitas em terra firme. A previsão para esta sexta-feira indica rajadas de vento que podem atingir até 70 km/h.
Segundo a meteorologista, a ventania foi causada pela aproximação de uma frente fria, que deverá derrubar as temperaturas nos próximos dias. Apesar da previsão de frio, o dia começou com céu limpo e sol forte, devido ao fenômeno chamado pré-frontal, que eleva as temperaturas antes da chegada do frio.
Veja o vídeo:
Alerta! Ventania em Copacabana arrasta pessoas que praticavam Stand Up Paddle na manhã desta sexta (23). Corpo de Bombeiros confirma que feridos foram socorridos e algumas pessoas chegaram a bater em pedras no mar. pic.twitter.com/g6QhjceqgC
— O Tempo (@otempo) August 23, 2024