Apoie o DCM

Entenda o que é esporotricose, praga transmitida por gatos que está descontrolada

Gato de estimação. Ilustração

A esporotricose é uma micose que provoca lesões na pele e sua causa principal é o fungo Sporothrix brasiliensis. Este agente, por meio dos gatos, está se espalhando rapidamente em vários estados brasileiros e em países vizinhos, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

No 23º Congresso Brasileiro de Infectologia, em Salvador, o infectologista Flávio Telles, coordenador do Comitê de Cicotologia da SBI e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), alertou sobre a preocupante propagação da doença. “Atualmente, no Brasil, 90% [dos casos] é pelo brasiliensis, a transmissão felina. Cachorros e humanos não transmitem, só gatos”, explicou.

Telles ressaltou que, além do Sporothrix brasiliensis, o fungo Sporothrix schenckii, encontrado em plantas, palhas, fragmentos de vegetais e fibras, afeta principalmente agricultores e trabalhadores rurais. Em uma entrevista à Folha de S.Paulo, o especialista enfatizou a necessidade de controlar a propagação da doença, dada a sua natureza zoonótica.

A comunidade científica já vinha observando um aumento significativo nos casos de esporotricose no Brasil nos últimos anos. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a taxa de contaminação registrou um aumento de 162% em apenas uma década, passando de 579 casos em 2013 para 1.518 em 2022, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Esporotricose em gato e em humano. Foto: reprodução
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link