Apoie o DCM

Entenda o que é ferro de solda, utilizado por Bolsonaro para tentar retirar tornozeleira

Ferro de solda. Imagem: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve a prisão preventiva decretada neste sábado (22) após admitir que tentou violar sua tornozeleira eletrônica usando um ferro de solda. O alerta de dano no equipamento foi enviado ao Centro de Monitoração da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, que identificou uma anormalidade grave antes da confissão do ex-presidente.

O ferro de solda utilizado, é uma ferramenta comum em bancadas de eletrônicos e oficinas, e funciona por meio de uma resistência interna que converte energia elétrica em altas temperaturas. Segundo normas técnicas da ABNT (NBR NM 60335-2-45), baseadas na IEC 60335-2-45, a ponta metálica — geralmente de cobre — pode superar os 400 °C, calor suficiente para derreter a liga de solda. Esse material, tradicionalmente composto por estanho e chumbo, preenche e fixa componentes metálicos ao esfriar, garantindo contato elétrico e resistência mecânica.

O equipamento é normalmente usado para montar e reparar placas eletrônicas, fixar fios e consertar aparelhos doméstico. Ele pode ser encontrado por menos de R$ 50 na internet, mas, em kits mais elaborados, com diferentes funcionalidades e uso profissional podem ter custo perto de R$ 400.