Apoie o DCM

Entenda o que é o #MarmitaGate que viralizou nas redes

Marmita Gate, doação de marmitas para moradores de rua em Blumenau, Santa Catarina. Foto: Reprodução

Nesse final de semana, viralizou nas redes sociais uma suspeita de golpe envolvendo o projeto social “Alimentando Necessidades” em Blumenau, em Santa Catarina. De acordo com dossiê e de depoimentos, duas mulheres teriam utilizado o perfil para obter fundos para doações que não foram realizadas.

Na rede social, as duas coordenadoras do projeto, identificadas como Taynara Motta e Duda Poleza, postaram diversas histórias ligadas às doações para o projeto.

Conforme relata o perfil “O Município Blumenau”, internautas começaram a desconfiar do projeto e, alguns deles, foram a fundo e montaram uma espécie de dossiê, no qual a existência de Taynara é contestada. Além da coordenadora não estar em nenhuma outra rede social, internautas fizeram uma pesquisa no sistema do governo do estado e nenhuma Taynara Motta foi encontrada.

Seguindo as pesquisas, descobriu-se que Duda já tinha um outro projeto, o “Absorvendo Necessidades”, em que trabalhava com arrecadação de fundos e absorventes para serem distribuídos. O projeto, no entanto, não existe mais.

Além disso, as fotos publicadas para comprovar a distribuição dos alimentos são as mesmas desde o ano passado. Uma das poucas fotos em que é mostrada a entrega de marmitas acontece em frente ao restaurante Pomodore, que pertence ao padrasto de Duda.

Após a repercussão do caso, as duas coordenadoras disseram que iriam se pronunciar através de um live nesta segunda-feira (26). Entretanto, apenas o vídeo de Duda continua no ar. O vídeo da suposta Taynara, além de possuir muitos efeitos de imagem e áudio, foi deletado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link