Entenda o que é o #MarmitaGate que viralizou nas redes

Nesse final de semana, viralizou nas redes sociais uma suspeita de golpe envolvendo o projeto social “Alimentando Necessidades” em Blumenau, em Santa Catarina. De acordo com dossiê e de depoimentos, duas mulheres teriam utilizado o perfil para obter fundos para doações que não foram realizadas.
Na rede social, as duas coordenadoras do projeto, identificadas como Taynara Motta e Duda Poleza, postaram diversas histórias ligadas às doações para o projeto.
Diversas pessoas que fizeram doações e outras que seguiram o “Alimentando Necessidades” começaram a desconfiar após um grupo de pesquisa autônomo publicar uma espécie de “dossiê” sobre o caso.
Leia a reportagem completa: https://t.co/Aoi1fULmWt pic.twitter.com/AJUthIOZoK
— O Município Blumenau Ⓜ️ (@omunicipioblu) September 26, 2022
Conforme relata o perfil “O Município Blumenau”, internautas começaram a desconfiar do projeto e, alguns deles, foram a fundo e montaram uma espécie de dossiê, no qual a existência de Taynara é contestada. Além da coordenadora não estar em nenhuma outra rede social, internautas fizeram uma pesquisa no sistema do governo do estado e nenhuma Taynara Motta foi encontrada.
O perfil que publicou as contradições iniciou destacando a possibilidade de Taynara não existir.
Ele mostra por exemplo, que o perfil criado em outubro de 2021 não traz informações pessoais da jovem e atua apenas como divulgador do projeto. pic.twitter.com/hrNIFXwlrQ
— O Município Blumenau Ⓜ️ (@omunicipioblu) September 26, 2022
Seguindo as pesquisas, descobriu-se que Duda já tinha um outro projeto, o “Absorvendo Necessidades”, em que trabalhava com arrecadação de fundos e absorventes para serem distribuídos. O projeto, no entanto, não existe mais.
O projeto arrecadava dinheiro para comprar e distribuir absorventes para mulheres em situação de pobreza menstrual. O projeto não existe mais.
O “dôssie” também mostrou que as fotos publicadas pelo Alimentando Necessidades são as mesmas desde o ano passado.
— O Município Blumenau Ⓜ️ (@omunicipioblu) September 26, 2022
Além disso, as fotos publicadas para comprovar a distribuição dos alimentos são as mesmas desde o ano passado. Uma das poucas fotos em que é mostrada a entrega de marmitas acontece em frente ao restaurante Pomodore, que pertence ao padrasto de Duda.
Após a repercussão do caso, as duas coordenadoras disseram que iriam se pronunciar através de um live nesta segunda-feira (26). Entretanto, apenas o vídeo de Duda continua no ar. O vídeo da suposta Taynara, além de possuir muitos efeitos de imagem e áudio, foi deletado.
Entretanto, o vídeo de Taynara foi publicado e logo deletado. Ele possuía muitos efeitos de imagem e áudio, o que trouxe ainda mais desconfiança. Muitos acreditaram que se tratava da própria Duda.
Leia a reportagem completa: https://t.co/Aoi1fUtM4V pic.twitter.com/fZ1hoSuPOy
— O Município Blumenau Ⓜ️ (@omunicipioblu) September 26, 2022