Entenda por que a “fórmula de Bhaskara” só existe no Brasil e rende memes

O nome “fórmula de Bhaskara” surgiu no Brasil em 1909, quando o professor espanhol André Peres y Marin publicou o livro “Elementos de Álgebra”. A obra, adotada em escolas de todo o país, popularizou a associação do matemático indiano Bhaskara II ao método (“x igual a menos b, mais ou menos raiz de delta sobre 2a”) de resolução de equações do segundo grau. Embora Bhaskara tenha ajudado a difundir a técnica em seu livro “Lilavati” no século XII, ele não foi o criador do método, já descrito séculos antes por Sridharacharya.
Fora do Brasil, o mesmo cálculo é ensinado com outras denominações. Nos Estados Unidos, por exemplo, é chamado de “quadratic formula”; na França, “formule quadratique”; e em países da América Latina, “fórmula cuadrática” ou “resolvente”.
Até mesmo na Índia, o nome de Bhaskara não é utilizado oficialmente, ficando restrito ao termo “Sridharacharya’s formula”, em homenagem ao verdadeiro autor da técnica. A exclusividade brasileira no uso do nome acabou chamando atenção no exterior e virou tema de piadas e memes, inclusive em episódios dos “Simpsons”.