Entenda por que Zelensky usou terno em reunião com Trump

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apareceu com terno formal em seu encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca nesta segunda (18). Apesar da formalidade, o corte e o design do traje mantêm a estética militar que o líder ucraniano adota desde o início da guerra com a Rússia, simbolizando sua liderança em um país em conflito.
Segundo Elvira Gasanova, estilista ucraniana da marca Damirli, responsável pelo guarda-roupa presidencial, o terno escolhido foi “em estilo militar” e refletiu uma decisão pessoal de Zelensky.
“O presidente está em um momento em que cada detalhe importa: sua aparência, humor, emoções. Por isso, como líder da Ucrânia, ele escolhe a imagem que melhor representa seu papel e o momento atual”, disse a estilista.
Desde 2022, o presidente ucraniano evita o visual tradicional de paletó e gravata, optando por camisetas ou moletons em tons verde-oliva, calças de corte reto e botas, como forma de comunicação simbólica e reforço da narrativa de resistência do país. No encontro, Trump e o jornalista Brian Glenn elogiaram o traje de Zelensky.