Apoie o DCM

Entidades denunciam violações de direitos humanos de Bolsonaro à embaixada do Brasil em Paris

Da Coluna de Jamil Chade no UOL:

Evaristo Sá/AFP

Entidades internacionais e nacionais fizeram nesta quarta-feira um ato diante da embaixada do Brasil em Paris, denunciando violações de direitos humanos cometidos pelo governo de Jair Bolsonaro.

Lançando uma fumaça negra e com cartazes, o grupo de ativistas escolheu o local para lançar um informe no qual apresentam os desafios ambientais, sociais e econômicos no Brasil. O levantamento, que foi entregue à embaixada, foi realizado pela Coalition Solidarité Brésil, uma aliança de 18 entidades e que inclui Act Up Paris, Attac France, Autres Brésils, Emmaüs International, France Libertés e Secours Catholique – Caritas France.

O documento faz um inventário detalhado e atualizado da situação social, política e ambiental do Brasil. Foram analisados dados sobre 11 temas, entre ele o racismo e violência policial, violência contra a mulher, trabalho, segurança alimentar, justiça ambiental, educação.

“Este Barômetro ecoa os gritos de alerta dos movimentos sociais diante das violações dos direitos humanos e ambientais, que foram cometidas com total impunidade, mas é também o reflexo de uma sociedade civil brasileira que resiste, inventa e se mobiliza nos seus territórios”, apontou a coalizão.

(…)