Apoie o DCM

Equipe de Moro afirma que Bolsonaro irá adotar plano de segurança de Temer

Sérgio Moro. Foto: Heuler Andrey/ AFP

Do UOL

O pacote de segurança pública lançado pelo presidente Michel Temer (MDB) nesta quinta-feira (27) passou pelo crivo do próximo ministro da Justiça, Sergio Moro, e deverá ser adotado pela gestão de Jair Bolsonaro (PSL).

“É. Não podemos pegar agora e querer começar tudo do zero, não. A gente tem que aproveitar isso aí”, disse o futuro secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, general Guilherme Teóphilo de Oliveira, em entrevista ao UOL na tarde desta quinta-feira.

“Agora é tentar dar continuidade e fazer os aperfeiçoamentos que nós achemos necessários”, explicou ele, que será um dos principais auxiliares de Moro no futuro governo.

O Plano Nacional de Segurança Pública foi publicado no Diário Oficial da União e é pelo menos o quinto a ser lançado desde 2000. Ele tem prazo de vigência de dez anos e prevê reduzir os homicídios em 3,5% a cada ano. Hoje, são 63 mil assassinatos por ano.

Teóphilo disse ainda que falará com Sergio Moro, para definir os aperfeiçoamentos a serem feitos a partir de 1º de janeiro. Ele afirmou que não existe um plano paralelo de segurança pública além do que foi lançado pelo governo Temer. Moro tem dito a interlocutores que seu programa para o setor ainda está “em andamento”.

(…)