Apoie o DCM

Ernesto Araújo diz que ‘ainda não é o momento’ para o governo brasileiro se aproximar da equipe de Biden

Joe Biden e Ernesto Araújo. Foto: Wikimedia Commons

Do Globo:

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nesta quinta-feira que “ainda não é o momento” para o governo brasileiro se aproximar da gestão do futuro presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A declaração foi dada durante uma entrevista do chanceler ao canal SBT News, quando foi questionado sobre os próximos passos para construir uma parceria com o democrata.

O ministro disse que o primeiro passo foi a mensagem do presidente Jair Bolsonaro a Biden, enviada quase seis semanas após a vitória do democrata ter sido projetada, quatro dias  depois da eleição presidencial americana. No entanto, Araújo afirmou que, por Biden ainda não ter tomado posse, qualquer contato com a equipe de transição seria “precário”.

— Ainda não tomou posse. Então, qualquer contato com uma equipe de transição sempre é mais ou menos precário. O que conta mesmo é a partir da tomada de posse — disse Araújo, que afirmou, porém, que o governo estará pronto para aproximação com Biden quando ele assumir a Presidência. — Vamos continuar conversando com o presidente se tivermos a oportunidade de mais algum contato até lá. Mas ainda não é realmente o momento de construção dessa linha da nova parceria, que a gente espera seja uma continuação muito boa da parceria que nós temos desenvolvido.

(…)