“Errei em não aceitar ajuda”, diz aluno que quebrou pernas ao levantar 140 kg em academia

O estudante Luis Pasetti, que sofreu fraturas graves nas duas pernas durante um exercício no equipamento Smith na academia em Campo Largo (PR), admitiu que o acidente aconteceu por sua responsabilidade. “Eu estava com 70 kg de cada lado, tentando controlar a descida. Na última repetição, senti que não iria conseguir e tentei travar a barra, mas ela não travou”, relatou Luis, que fraturou tíbias, fíbulas e deslocou o pé direito.
O acidente, ocorrido em 20 de junho, foi registrado em vídeo e mostra o momento em que a barra de 140 kg não trava e desce sobre suas pernas. “A dor foi muita. Meu único erro foi não ter aceitado ajuda do meu amigo que estava comigo, nunca aceitei para falar a verdade”, confessou o jovem, que foi socorrido imediatamente por colegas e funcionários da academia.
Apesar da gravidade do acidente, Luis destacou que não houve falha no equipamento: “Não foi falha da máquina. Acredito que não tiveram falhas. Foi um acidente que poderia acontecer com qualquer um, em qualquer lugar”.
Após cirurgia, Luis está em recuperação em casa e ainda não pode apoiar os pés no chão. A expectativa é que ele volte a caminhar normalmente em cerca de 10 semanas. “Acidentes acontecem em qualquer lugar, por isso temos que estar extremamente atentos”, refletiu.
Esse estudante de Educação Física não conseguiu travar o aparelho e quebrou as duas pernas durante exercício com 140 kg.
Assustador pic.twitter.com/gh4vHgNJD9
— Abel Ferreira Comunista! (@AugustodeS62143) July 10, 2025