Apoie o DCM

Escalada militar deve parar agora, diz União Europeia

Bandeira da União Europeia. Foto: Håkan Dahlström/Flickr/Creative Commons

Da CNN:

A União Européia exortou todos os lados a reduzir as tensões no Oriente Médio. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse na quarta-feira que o uso de armas “deve parar agora” para diminuir as tensões e “dar espaço ao diálogo” sobre a situação no Irã e no Iraque.

Falando durante uma conferência de imprensa conjunta com o chefe de Relações Exteriores da UE, Josep Borrell, ela disse: “A crise atual afeta não apenas a região, mas todos nós. O uso de armas deve parar agora para dar espaço ao diálogo. ”

Borrell descreveu os desenvolvimentos recentes no Irã, Iraque e na região como um todo “extremamente preocupantes” e alertou que uma escalada de violência poderia comprometer o trabalho da “Coalizão Anti-Daesh”, outro nome para o ISIS.

Ele adicionou: “Os últimos ataques com foguetes contra bases aéreas no Iraque, usados ​​pelas forças dos EUA e da Coalizão, entre elas as forças européias, são outro exemplo de escalada e aumento de confrontos. A situação atual põe em risco os esforços dos últimos anos e também tem implicações para o importante trabalho da Coalizão Anti-Daesh. ”

(…)