Apoie o DCM

Escola obriga aluno pobre a usar uniforme com a palavra “empréstimo”

Imagem de aluno com camiseta escrito ’empréstimo’. Foto: Reprodução/Pragmatismo Político

Do Pragmatismo Político.

Na última semana, uma escola estadual de Americana, em São Paulo, obrigou um aluno que não possui uniforme a utilizar uma camiseta da própria instituição de ensino com a palavra “empréstimo” escrita nas costas. A foto viralizou nas redes sociais.

A mãe do estudante afirmou que a família ainda não tem o dinheiro suficiente para comprar a camiseta e avisou à direção que, assim que o dinheiro do Bolsa Família caísse, o uniforme seria comprado . O caso aconteceu na Escola Estadual Germano Benencase Maestro, em Jardim Alvorada.

“Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança. Além de eu mandar um recado no caderno dele dizendo que eu ia comprara o uniforme no dia 20 com o Bolsa Família que eu recebo, né. E eu achei ridícula a atitude da diretora”, afirma a mãe do garoto, Priscila de Lourdes Mobilom. “Meu menino não sabe o que falar, está até com medo de ir na escola”, acrescenta o pai, Henrique Pereira de Oliveira.

Após a repercussão, a dirigência regional de ensino se pronunciou e disse não concordar com a atitude, informando que vai apurar a situação. A mãe do menino contou que a medida foi adotada pela escola após alguns estudantes irem ao colégio com celulares caros, mas sem o uniforme da instituição.

(…)