Apoie o DCM

Escuta, grampos, explosivos: Planalto é inspecionado e Lula estreia gabinete

O presidente Lula (PT) – Foto: MAURO PIMENTEL / AFP

Nesta terça-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez os primeiros despachos como chefe do Executivo no Palácio do Planalto após estar encerrado o procedimento de limpeza e de varredura do gabinete presidencial no local.

Localizado no terceiro andar do prédio, o local passou pelo processo de limpeza e inspeção nos últimos dias. O petista só se instalou em seu gabinete com a finalização da varredura em todos os espaços. Até então, Lula estava trabalhando do hotel em que está hospedado em Brasília.

A examinação no local tem como objetivo verificar se não há algum tipo de escuta, grampos, explosivos e outros materiais suspeitos nos aposentos em que a equipe do novo governo irá atuar. Apesar de ser um procedimento padrão, houve uma vistoria intensificada em razão da “desconfiança” com o governo anterior.

Vale destacar que a varredura segue sendo feita em outras áreas ocupadas pelo Executivo. Os novos ministros do governo petista também demandaram que a varredura seja feita nos demais espaços. A análise, no entanto, não tem previsão para conclusão.

De acordo com o jornal O Globo, além da varredura houve também a limpeza e troca de móveis dos espaços. Ao menos dois objetos que eram usados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram substituídos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link