Apoie o DCM

Espanha ameaça abandonar Copa do Mundo de 2026 caso Israel se classifique; entenda

Porta-voz do Congresso espanhol, Patxi López. Foto: Reprodução

A Espanha pode boicotar a Copa do Mundo de 2026 se Israel se classificar, afirmou o porta-voz do Congresso espanhol, Patxi López, que defende a exclusão de Israel de competições esportivas internacionais. “É o que estamos fazendo no momento [pedindo exclusão de Israel das competições], depois avaliaremos”, disse no mês passado.

López afirmou que a medida pode se estender a outros torneios e criticou o comportamento das entidades esportivas. “O que queremos é que, se as equipes israelenses não puderem participar de eventos esportivos, algumas pessoas comecem a abrir os olhos. Porque, claro, os nossos estão abertos e não toleram o que veem”, declarou.

O político também comparou o caso de Israel ao da Rússia, que foi banida de competições após invadir a Ucrânia. “Por que com a Rússia sim e com Israel não? Onde está a diferença?”, questionou.

Para López, a posição reflete o sentimento da sociedade espanhola diante da guerra em Gaza. Ele lembrou atletas palestinos mortos no conflito e criticou o silêncio do mundo esportivo: “Nunca disseram nada sobre as dezenas de atletas palestinos que foram mortos neste conflito. Então, isso era sobre esporte ou sobre o dinheiro que o esporte traz?”.