Apoie o DCM

Especialistas dizem que Doria foi ‘omisso’ ao demorar para reforçar isolamento

Da BBC:

João Doria publica decreto para prorrogar quarentena em São Paulo
Divulgação

O governo de São Paulo anunciou um endurecimento das medidas de controle da pandemia de covid-19. Todo o estado está a partir de segunda-feira (30/11) na fase amarela do Plano São Paulo, que regula as atividades econômicas paulistas para combater o avanço do novo coronavírus.

As medidas anunciadas são uma reação ao aumento do número de casos, mortes e internações causadas pela doença no Estado nas últimas semanas. Mas especialistas ouvidos pela BBC News Brasil avaliam que as ações divulgadas hoje deveriam ter sido tomadas antes. Na sua visão, o governo de São Paulo ignorou seus próprios especialistas e foi “omisso” na condução do combate à pandemia.

(…) Raquel Stucchi, infectologista da Universidade Estadual de Campinas, avalia que os índices dos últimos dez dias apontavam claramente um aumento de casos e de internações na rede pública e privada.

“Deveriam ter revisado ali as medidas. Não é fazer lockdown, mas retroceder um pouco para diminuir as chances de aglomeração”, diz ela. No entanto, Stucchi avalia que a aplicação do Plano São Paulo, que foi “bem executado” e teve “certo sucesso” até agora, foi influenciada nas últimas semanas por fatores políticos. A médica diz que o governo de São Paulo foi “omisso”.

(…)